Home » Destaques » Polícia Ambiental coíbe venda de pescados no período de defeso em Itaperuna

Polícia Ambiental coíbe venda de pescados no período de defeso em Itaperuna

Por Folha Itaocarense

Equipes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) do Parque do Desengano realizaram uma ação na manhã deste sábado (13) em Itaperuna para coibir a venda de pescados durante o período de defeso da piracema, que segue até o dia 28 de fevereiro em todos os rios do Sudeste do país.

Na feira livre de Itaperuna, situada no Loteamento João Abedin, os agentes apreenderam em uma barraca pelo menos 50kg de cascudo, 2kg de piau e ainda 2kg do grumatã, espécie da Bacia do Paraíba do Sul ameaçada de extinção devido à pesca descontrolada. Os peixes comercializados teriam sido pescados em rios da região.

O comerciante de 46 anos, apresentou uma carteira de pescador vencida e declaração de estoque sem assinatura do IBAMA. Ele foi encaminhado para a 143ª Delegacia do município.

Já em outra barraca, ainda na feira livre de Itaperuna, os policiais da 3ª UPAm encontraram mais 10kg de traíra, 6 kg de cascudo, 1 kg de piau, 7kg de tilápia e 2k de tainha, cujas espécies teriam sido pescadas de rios da região. O comerciante de 63 anos disse ser pescador já aposentado e também foi conduzido para a 143ª DP de Itaperuna.

Na Delegacia, a Polícia Civil determinou perícia nos pescados apreendidos e autuou os pescadores por pescar em período proibido (Defeso da Piracema). A pena para o delito é de detenção de um ano a três anos ou multa, que varia entre R$ 700,00 a R$ 100 mil, ou ambas as penas cumulativamente.

A 3ª UPAm sempre lembra que a população pode ajudar a combater crimes ambientais, como a pesca predatória ou durante o período de defeso, denunciando à Polícia Ambiental. O telefone do Disk Denúncia da unidade é (22) 2561-3228.

Talvez você goste!

Assalto e tiroteio durante a noite em Posto de Combustível de Miracema

A onda de violência em Miracema continua a assustar os moradores da pequena cidade. Em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.