Home » Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Igreja Matriz

Localizada no centro da cidade, na Praça Pereira Lima, sua construção foi concluída em 1942. Destaque para a pintura interna, uma verdadeira obra de arte, feita por José Pinto de Medeiros. Sua arquitetura também é alvo de admiração.

Primeira Igreja Batista

Construída no início do século XX, tem estilo gótico. Localizada na Praça Visconde de Figueira.

Rio Pomba

Extremamente pedregoso, forma corredeiras em vários trechos, ideais para a prática da canoagem, principalmente no trecho Paraoquena/Pádua. Os adeptos desse esporte já competiram em vários outros países, representando a cidade e o nosso país.

Dentre suas atrações, registre-se a Prainha, localizada no distrito de Paraoquena, com sua bela vista do pôr do sol e um convite ao banho de rio.

Cachoeira dos Macacos

Próxima ao distrito de Baltazar, seu desenho é de corredeira suntuosa.

Ponte Raul Veiga

Famosa pelos seus arcos é considerada por todos como o principal cartão postal da cidade. Inaugurada em 12 de outubro de 1922, tem o mesmo nome do construtor, ex-presidente do Estado do Rio de Janeiro (1918/1922).

Lazer, festas e eventos

Janeiro

Folia de Reis, tradicional no município com participação das comunidades distritais.

Fevereiro

Escolas e blocos carnavalescos

Junho

Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, organizada pela Matriz do mesmo nome.

Desfile escolar com participação também de entidades civis e militares.

Corpus Christi – o roteiro das procissões é todo enfeitado com tapetes decorativos, de rara beleza.

Julho

Exposição Agro-Pecuária, Comercial e Industrial – shows com artistas de renome, concursos de marcha e leiteiro, com presença de animais premiados no país.

Agosto

Festival Paduano do Folclore – onde as manifestações regionais estão presentes, como as Pastorinhas o Mineiro Pau, o Jongo, etc.

Dezembro

A cidade recebe decoração especial em suas praças principais, com iluminação feérica e decorativa, com temas natalinos.

Cultura

A Secretaria de Educação e Cultura realiza vários eventos ao longo do ano comemorando datas cívicas e promovendo feira de livros que homenageia escritores e poetas da literatura brasileira.

A cidade conta com muitas instituições e espaços culturais, entre eles a APLAC – Academia Paduana de Letras, Artes e Ciências, o Teatro Municipal “Geraldo Tavares André”, o Centro Cultural “Professor José Lavaquial Biosca”, a Academia de Ballet “Le Bec Fin”, escolas de música, a Banda Marcial “Prefeito Renato de Alvim Padilha”, bibliotecas, vasta rede escolar com unidades das redes públicas municipal e estadual, Universidade Federal Fluminense, grupos de teatro e a centenária Banda “Lyra de Arion”, onde ensaiou seus primeiros passos na música o extraordinário flautista paduano, de renome internacional, Altamiro Carrilho.

Gastronomia, clubes e esportes

A cidade conta com bons restaurantes, alguns com o sistema “self-service”.

O Paduano Esporte Clube disputa o campeonato profissional de futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os clubes destinados ao lazer, está o Campestre Pádua Clube, com saunas, futebol, tiro ao prato, piscinas, etc. Pioneiro e referência em toda a região.